Climatério não é sinônimo de menopausa! Climatério é o período de transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva da vida da mulher, período esse que se estende dos 40 até os 65 anos de vida da mulher. Já a menopausa é a interrupção permanente da menstruação ou última menstruação.. Ela ocorre nessa fase, em geral ao redor de 50 anos. É um diagnóstico retrospectivo, reconhecido após 12 meses consecutivos sem menstruar.
Outro conceito é o de perimenopausa, que são os anos que antecedem o diagnóstico da menopausa. Pode durar de 2 até 12 anos e acontece numa sequência de eventos.
Num primeiro momento os níveis da progesterona ficam mais baixos e o estrogênio fica relativamente alto e com níveis muito flutuantes. Aqui os sintomas pré menstruais costumam ficar mais intensos, a mulher pode apresentar alterações de humor e de memória (brain fog), a menstruação pode se tornar mais volumosa e a qualidade do sono pode mudar.
Num segundo momento, os níveis de estrogênio também caem e os sintomas mais característicos do climatério podem aparecer: ondas de calor e ressecamento vaginal. Nesta fase há uma tendência à resistência à insulina. Por fim, acontece a menopausa, a última menstruação.
A perimenopausa pode ser a fase mais desafiadora desse processo, sintomas que interferem em nossa qualidade de vida e que tememos que se tornem permanentes.
Mudanças acontecem no corpo e SOBRETUDO no cérebro! Observem: muitos dos sintomas relacionados ao climatério estão relacionados a ele: ondas de calor, alterações de humor, redução do desejo sexual, insônia, brain fog! Por todos estes motivos a perimenopausa e os primeiros anos após a menopausa são considerados um período crítico para a saúde feminina, mesmo se você for uma daquelas poucas afortunadas que passam por essa fase sem sintomas. Pequenas questões de saúde nessa fase, se não forem abordadas adequadamente podem se tornar problemas de saúde maiores no futuro.
Na ginecologia natural, esse período é conhecido como plenipausa. Resgatando o olhar de diversas culturas que consideram essa uma fase de maturidade e sabedoria da mulher. Uma fase de maior conexão espiritual. A mulher sábia, a anciã. Que irá partilhar suas experiências com as mulheres mais jovens.
Por tudo isso acredito que a perimenopausa e a menopausa sejam uma OPORTUNIDADE! Oportunidade de realinhar a rota e redefinir suas prioridades. Permita-se!