Raspar a língua: um hábito milenar

Desde que comecei a estudar Ayurveda, o hábito de raspar a língua todas as manhãs entrou na minha rotina.

É um hábito fácil de inserir no dia a dia. É a primeira coisa que faço ao acordar, antes de escovar os dentes. Idealmente o raspador deve ser de cobre (pois é uma material que também tem propriedades bacteriostáticas). O meu raspador é da @holistix. Depois de raspar, só lavar e guardar.

Quando inserimos esse hábito no dia a dia podemos notar como o tipo de alimentação do dia anterior influencia naquela saburra que se forma na língua ao longo da noite (e com isso ficamos mais atentas aos nossos hábitos alimentares). É também um momento para olhar o aspecto da língua. Se está vermelha, amarelada, esbranquiçada, se tem marcas de dentes ou rachaduras ou alguma sensibilidade. A língua é um indicador de como anda a nossa saúde. E sua observação é considerada parte fundamental do diagnóstico ayurvédico.

Hoje vários estudos mostram o benefício deste hábito para a saúde da boca. E claro, começar o dia com um hábito desse é um lembrete diário de que você pode sim se cuidar e ser mais saudável! Para quem não pratica, convido a experimentar!

“Bons hábitos transformam

Transforme sua vida

Um hábito por vez”