Oleação corporal: vale inserir na sua rotina

Um dos aprendizados que a Ayurveda me trouxe foi a importância da oleação corporal para nossa saúde. Na Ayurveda ela é conhecida como Abhyanga. Trata-se de uma prática milenar terapêutica e consiste na aplicação de óleo vegetal morno em todo corpo, da cabeça aos pés.

É um verdadeiro tratamento de nutrição de fora para dentro. Além de nutrir, é uma prática que também diminui o cansaço e o stress, acalmando a mente. Além de contribuir para uma boa noite de sono. Ajuda também no processo de eliminação de toxinas pelo nosso corpo. Em minha vida, tem sido um divisor de águas nos períodos mais turbulentos, de trabalho mais intenso e sono reduzido.

Na fase do climatério considero uma prática fundamental para inserirmos na rotina! Explicando: no climatério entramos paulatinamente na fase Vata da vida. Pra quem não sabe, Vata é o dosha dos elementos ar e éter. É frio e seco. E com o envelhecimento podemos observar o Vata em nosso corpo: a pele vai ficando mais seca, as marcas e rugas se acentuam, o cabelo, a vulva e a vagina também secam. E a oleação contribui para combater essa secura, nos trazendo qualidade de vida, nutrição e longevidade.

A Abhyanga pode ser realizada por um terapeuta ayurveda e, democrática como só a Ayurveda pode ser, também em casa, pela própria pessoa, como parte de sua rotina diária, o Dinacharya. Para sua realização um dos óleos mais indicados é o óleo de gergelim prensado a frio. No clima quente ou naquelas pessoas com constituição quente (Pitta) pode ser usado também o óleo de coco.

E tem períodos em que não é indicado fazer também, como na menstruação ou na presença de sintomas como febre, má digestão ou muco nas vias aéreas.

No vídeo que compartilho o link aqui, a Caru Alencar, que foi uma das minhas professoras na formação de Ayurveda, mostra como realizar a auto Abhyanga. Vale conferir e incluir essa prática em sua rotina!