Dicas práticas para quando fizer sua mamografia

A mamografia é um exame indicado para a detecção precoce do câncer de mama. Indicado para todas as mulheres com mais de 40 anos e, em situações específicas, até antes disso.

Muitas mulheres temem realizar a mamografia, pelo medo de sentir dor durante o exame. Além é claro, da apreensão sobre o resultado. Então considero importante deixar aqui algumas dicas práticas para quando a mulher for realizar este exame. São cuidados que podem fazer a diferença na experiência da mulher durante o exame e também na avaliação da mamografia pelo profissional de saúde.

  • Todo o processo do exame dura cerca de 20 minutos, mas a compressão das mamas é rápida, dura segundos. Então não tenha medo da dor!
  • Vá com duas peças de roupa (blusa e calça ou blusa e saia, por exemplo) ao invés de peças únicas como macacão ou vestido. Assim você vai tirar só a parte de cima, diminuindo sua exposição! 
  • Não passe desodorante antes do exame. Leve para passar após o exame. Alguns desodorantes têm partículas que podem interferir na leitura da mamografia na região da axila. 
  • Para quem ainda passou pela menopausa, evite agendar o exame das mamas no período pré menstrual. Nesta fase do ciclo, as mamas estão mais sensíveis e inchadas, então melhor evitar comprimir a mama neste período. Se possível agende para realizar o exame logo após menstruar.
  • Sempre leve, no dia de fazer o exame, os anteriores, seja mamografia, ultrassom ou ressonância das mamas. Esses são exames que sempre devemos guardar! Não jogue fora!
  • Se for solicitado mamografia e ultrassom de mamas, realizar primeiro a mamografia e depois o ultrassom. Assim, o ultrassonografista pode avaliar com mais precisão eventuais achados que estiverem presentes na mamografia.
  • Se possível, fazer o exame sempre na mesma clínica e com o mesmo profissional (no caso do ultrassom). Isso favorece a comparação ao longo do tempo. Fora que as clínicas costumam ter o arquivo digital dos exames anteriores.
  • E nunca, nunca mesmo, deixe de levar seu exame para o profissional de saúde que o solicitou, avaliar. O laudo pode parecer normal e não ser… e só o profissional de saúde vai te orientar em relação a isso.

Para quem quiser ouvir essas dicas e muito mais informações sobre a saúde das mamas, segue o link do episódio Outubro Rosa e o Câncer de mama, do podcast #peloamordedeusas da @claudialoureirofisio, disponível no YouTube e também no @spotifybrasil.

Participei desse episódio com a @draclaudiadesouzalima e @juliadestefani.oncologia. Vale assistir!